Puxirum da Energia

Projeto sobre o consumo eficiente de energia

O projeto Puxirum da Energia surgiu a partir de demandas apontadas no primeiro projeto realizado pelo Puxirum na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, que foi o Escola Ribeirinha Ecoeficiente.

Em um diagnóstico inicial produzido com 22 moradores da comunidade de Nossa Senhora do Livramento, foi constatado que a redução de energia elétrica não seria o principal desafio para a localidade, mas sim, o acesso irregular à energia e a falta de informações sobre direitos e deveres relacionados ao acesso. Também foi verificado um desconhecimento sobre instalações elétricas e cuidados.

O Puxirum da Energia, então, pretende promover o consumo consciente de energia e realizar ações educativas que beneficiem os comunitários neste tema, no território da RDS do Tupé. Serão realizadas ações como: a realização de um diagnóstico nas comunidades para conhecer o acesso e a qualidade da energia; atividades lúdicas de educação; e um curso de eletricista residencial e de instalador de placas de energia solar, desenhados exclusivamente para os comunitários, incentivando principalmente a formação de mulheres e de jovens lideranças.

O projeto aguarda liberação dos recursos para ser implementado durante nove meses de 2020.

 

Instituto de Sustentabilidade e Eficiência Energética Puxirum

Av. Ephigênio Salles, 1299, Sala E, Bloco 29

Manaus, AM - CEP: 69060-020