Quem somos

 

O Puxirum

O Instituto de Sustentabilidade e Eficiência Energética Puxirum foi criado em 2017 e é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem, como propósito, buscar e implementar soluções sustentáveis, eficientes e duradouras para as comunidades amazônicas, em processos participativos que envolvam ações educativas e mobilizadoras em dois temas norteadores: energia e saneamento.

Nosso território de atuação é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, área que é administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Manaus (AM) e tem 12.030 hectares entre rios, lagos e igarapés e comunidades ribeirinhas e indígenas.

A RDS do Tupé abriga seis comunidades: Nossa Senhora do Livramento, Julião, Colônia Central, Tatulândia, São João do Lago do Tupé e Agrovila. Não há acesso de carro, apenas por barco, e vivem aproximadamente 2.000 pessoas nessa região, que corresponde a uma parte da zona rural da maior capital do Norte do Brasil.

O primeiro projeto desenvolvido pelo Instituto Puxirum nesta região foi o Escola Ribeirinha Ecoeficiente, com recursos financeiros do Banco da Amazônia (BASA), a partir do tema norteador do consumo consciente de energia na comunidade de Nossa Senhora do Livramento. Em 2020, o tema é ampliado para outras comunidades da RDS.

A expectativa do Instituto Puxirum é a de desenvolver metodologias apropriadas para a realidade amazônica, que poderão ser replicadas em outras comunidades com desafios e oportunidades semelhantes.

Transformar com consciência.

Transparência, eficiência, equidade e coletividade.

Instituto de Sustentabilidade e Eficiência Energética Puxirum

Av. Ephigênio Salles, 1299, Sala E, Bloco 29

Manaus, AM - CEP: 69060-020