Consultoria

 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Instituto Puxirum está alinhado à Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação com 17 objetivos e 169 metas cujo compromisso foi assinado pelos participantes da Organização das Nações Unidas (ONU) – incluindo o Brasil.

Os serviços e projetos que em que o Instituto Puxirum atua contribuem com as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 – “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”. Entre as metas a serem desenvolvidas até 2030, estão o compromisso de “aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global” e o de “dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética” .

Energia renovável e eficiência energética contribuem para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, provenientes da utilização de combustíveis fósseis na geração de energia, reduzindo os impactos negativos dessas emissões em relação ao clima. Além disso, como aponta o relatório Emissions Gap Report da ONU Meio Ambiente, investimentos em energias renováveis e eficiência energética ajudam a reduzir a poluição do ar, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A partir de 2020 o Instituto Puxirum também pretende contribuir com o ODS 6 – “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas”, principalmente com a meta “apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento”.

Essa decisão vem de encontro às políticas públicas: o governo federal lançou o programa Saneamento Rural Brasil, que estabelece diretrizes e metas para a implantação de esgotamento sanitário e abastecimento de água em áreas rurais de todo o país.

Coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, o programa vai realizar obras de infraestrutura em saneamento básico, priorizando os distritos municipais, as agrovilas, as comunidades quilombolas, as reservas indígenas e os assentamentos rurais.

Instituto de Sustentabilidade e Eficiência Energética Puxirum

Av. Ephigênio Salles, 1299, Sala E, Bloco 29

Manaus, AM - CEP: 69060-020