Iniciativa promove consumo consciente de energia e acesso ao saneamento básico
Na manhã do último sábado, 20 de julho, o Instituto Puxirum deu início às atividades do projeto Puxirum da Energia na comunidade Colônia Central, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, a 25 km de Manaus.
O evento reuniu cerca de 20 moradores, que participaram de uma oficina sobre direitos e deveres como consumidores de energia e puderam conhecer e tirar dúvidas de como obter a tarifa social, benefício concedido automaticamente para famílias que estão inscritas no CadÚnico. Além do tema central, foram abordadas questões de água e saneamento, com destaque para os métodos de tratamento doméstico de água.
A oficina teve grande aceitação por parte dos moradores, que expressaram satisfação com o conteúdo apresentado. “Aprendi muito sobre nossos direitos como a tarifa social, a gente não sabia por onde começar e agora depois dessa palestra, nós vamos correr atrás”, comentou Nilza de Assunção, presidente da comunidade. Para encerrar as atividades, adultos e crianças participaram de uma oficina de pintura com lápis de cor, proporcionando um momento de descontração e interação comunitária.
No próximo sábado, 27, será a vez das comunidades Nossa Senhora do Livramento e São João do Tupé de receberem as atividades do projeto. O projeto Puxirum da Energia é uma iniciativa realizada em parceria com a Eletrobras e conta com o apoio da OCA Amazônia.
Sobre o Instituto Puxirum
O Instituto Puxirum é uma organização dedicada ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Desde 2019, a instituição promove atividades focadas na democratização da energia e no acesso ao saneamento básico, por meio de metodologias participativas e inclusivas.
Comentários